sábado, 22 de maio de 2010

Mourinho Campeão !!!


Hoje escrevo depois de ter perdido por uma goleada das antigas. Mas isto fica para uma próxima crónica, muito breve.
Quando cheguei a casa tinha acabado de iniciar a final mais aguardada da temporada. A final da Champions League, ou como diz o campeão português deste ano "a champiões liga". Defrontaram-se em Madrid (talvez a próxima morada de José Mourinho) o Inter de Milão e o Bayern de Munique. Comecei a ver. Depois de tudo o que tinha lido e ouvido, van Gaal a dizer que o Inter de José Mourinho era uma equipa super defensiva, e de ter ouvido Mourinho responder que o treinador do Bayern só tinha visto 1 jogo do Inter, queria ver qual seria a resposta dada em campo.
Os primeiros 20m foi um jogo muito táctico e sem grandes jogadas de perigo. Até aí nada de novo, já que tudo se decidia a 1 jogo. Via a equipa do Inter muito concentrada e organizada defensivamente. A equipa do Bayern não conseguia encontrar espaços para penetrar na defesa do Inter. Altintop e Robben eram os homens que tentavam alimentar Olic na frente de ataque. Reparava em jogadores como Sneijder, Etoo, e Pandev estavam mais preocupados com as funções defensivas que ofensivas da equipa. Na frente sozinho estava Milito. Aos 30m uma jogada de pontapé na borracha (explico, pontapé para a frente) do guarda redes Julio César, a bola é colocada na cabeça de Milito que coloca em Sneijder, que de primeira devolve para Milito e este isolado faz o 1º golo da partida, e o 1º golo do Título. Vem o intervalo e até aí só conseguia ver a equipa do Inter, completamente concentrada em níveis defensivos, fechando todas as linhas de passe e fazendo uma pressão muito forte, quando o Bayern entrava no seu 1/2 campo.
2 guarda redes a fazer grandes defesas e a impedir o empate e a vantagem das equipas. O 2º tempo continuou com o Inter concentrado em termos defensivos e concentrado no seu objectivo, a conquista do caneco. A 15m do fim da partida, mais uma jogada onde fica provado que para marcar golos não é preciso ter muita gente próximo da baliza para os marcar. Saída rápida em contra-ataque, Milito no flanco esquerdo liberta-se do seu opositor com uma bela finta de corpo e faz o segundo da partida para a sua equipa e na sua conta pessoal.
Mourinho conseguiu o seu 2º título de Campeão Europeu 6 anos depois do primeiro. Mais uma vez mostrou que para se ganhar as equipas deve ser rigorosas em termos defensivos para tirarem proveitos ofensivos e em termos contabilisticos (contabilisticos porque o futebol vive de números. As vitórias, os troféus, os campeonatos contam-se).
Depois de ter colocado o avião à frente da sua baliza contra o Barcelona, contra o Bayern nada esteve estacionado a frente da sua baliza, para conquistar o seu principal objectivo - a Final de Madrid. Mourinho neste jogo coloca em campo o rigor defensivo, rigor nas marcações e um desejo muito grande de conquista de todos os seus atletas. E este é o principal factor que pode diferenciar o grande jogador do jogador mediano. Lembro que são muitos os jogadores do Inter que têm idade superior aos 30 anos (Samuel, Lucio, Zanetti, Cambiasso, entre outros)
Parabéns Mourinho e parabéns pelas conquista aqui e além fronteiras.
Que o próximo clube (Inter ou Real Madrid) tire o máximo proveito da tua inteligencia.
Muitas conquista te aguardam. Parece-me que este é o treinador adorado pelos seus jogadores e adeptos e odiado pelos seus parceiros de profissão (a inveja é uma coisa que existe e nada podemos fazer), irá ser o recordista de conquista de Ligas dos Campeões em clubes diferentes. 2 já estão, e já figura no topo da tabela, agora é só olhar para baixo e deixar pó para os outros comerem.

Sem comentários:

Enviar um comentário