sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Atitude do Atleta

O tempo e a disponibilidade, não me têm permitido actualizar e opinar com a frequencia que gostaria. De qualquer modo tenho visto e seguido outros blogs e sites. Hoje de passagem por um deles - vilanovenseblog - encontrei este artigo que é de uma valia extrema.
Aqui fica para reflexão:




"EDUCAR A ATITUDE DO ATLETA NA APRENDIZAGEM DO FUTEBOL
A importância da Atitude dos atletas no treino e nos jogos é muitas das vezes questionada pelos pais e pelos treinadores. Porque é que os atletas não jogam sempre bem? Porque é que não têm sempre a mesma Atitude em campo?

A ATITUDE é trabalhada, é treinada e moldada.
“Joga-se como se treina”.

Por isso o treino necessita de ser, se possível, mais exigente que o jogo. Quem não treina sujeito a índices de exigência semelhantes ou superiores aos contidos na competição, é óbvio que não consegue corresponder áquilo que o jogo de hoje lhe solicita, ou seja, transpiração, empenho, paixão, emoção, racionalidade, criatividade e decisão.

Sendo hoje inquestionável o facto de a oposição externa constituir um factor fundamental de progresso (quem não defronta adversários de valia acima da média, dificilmente se motiva para todos os dias se transcender!), importa registar que também a competição interna requer ser incrementada e estimulada desde as idades mais tenras. Conforme se sabe, precisamos daqueles que nos confrontam, para podermos aferir os nossos progressos, como adversários, ou companheiros de equipa. Quem connosco compete, não é o inimigo, mas sim quem nos força à “Superação”. No interior de uma equipa é fundamental que também exista competição entre os respectivos componentes, corretamente integrada na vida coletiva da equipa e ao serviço dos interesse comuns. Sem oposição e confronto, não haverá superação.

Companheiros e adversários, merecem-nos assim tanto mais respeito, quanto não nos deixam acomodar. E o fato de respeitarmos adversários e companheiros de equipa não nos retira capacidade competitiva, nem nos faz perder de vista a tentativa constante de procurarmos Vencer. Pelo contrário! Cada um dos membros de uma equipa necessita de dar sempre o seu máximo na procura da vitória. Os adversários respectivos devem-lhes o melhor da sua capacidade de resposta, perseguindo o mesmo objetivo. Sem adversários não haverá jogo; sem companheiros de equipa não haverá equipa. Respeito pelo adversário não significa perda de espírito competitivo, tal como respeito pelos companheiros de equipa significa mais que cooperar, signfica “Solidariedade e União de Grupo”.

Exige reconhecer a importância, destes nos forçarem permanentemente a treinar no limite das nossas possibilidades. Sem murros, pontapés ou encontrões e globalmente envolvidos no mesmo Espírito, pelo desejo comum de caminharmos neste longo trajeto da Formação Integral do Atleta de forma a atingirmos a EXCELÊNCIA!"

Sem comentários:

Enviar um comentário