sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Futebol - Desporto Colectivo ou Individual

Futebol - Desporto Colectivo ou Individual?
Esta é uma pergunta que já ouvi vários tipos de respostas.
Aos dirigentes interessa única e simplesmente a vitória, os 3 pontos em disputa, pouco interessando se a qualidade da equipa ou do treino o permitem fazer. Quem é treinador sabe que sem omeletes não se fazem ovos, mas com isto não quero dizer que é preciso ter jogadores de grande qualidade para fazer uma equipa de grande qualidade. Se eu tiver atletas, que apesar das suas limitações técnicas, trabalhem e interpretem aquilo que pretendemos e trabalhamos em treino, provavelmente iremos ter qualidade em jogo.
Uma equipa forte faz-se de várias coisas e não exclusivamente de qualidade individual de cada atleta. Nós tentamos que essas capacidades individuais sejam usadas em prol da equipa.
Se o Grupo for forte dentro das suas 4 paredes (balneário), se houver espirito de sacrificio e de entreajuda entre todos, dificilmente uma equipa conseguirá vencer.
Uma equipa forte faz-se da aplicação que os atletas têm em treino.
Uma equipa forte faz-se da força de vontade de todos.
Uma equipa forte nasce e cresce todos os dias. Todos têm de aprender a jogar de "olhos fechados".
Uma equipa forte faz-se do respeito que devemos ter entre todos e pelo adversário.
Uma equipa forte faz-se com muita humildade, com isto não quero dizer subserviencia. Temos de ter consciencia das nossas capacidades e das capacidades da equipa adversária. Não podemos menosprezar o outro lado.
São vários os exemplos de equipas que tinham muitos "Maradonas" e que no final das competições nada conquistaram colectivamente. E falando em termos de Selecções falemos de Brasil. Quem não se lembra daquela que foi e é considerada por muitos como a melhor Selecção Brasileira de todos os tempos. Zico, Sócrates, Falcão, Junior,etc. Vencedores em seus clubes, mas que na selecção nada ganharam.
Agora comparem com a selecção brasileira de 94. Campeã do Mundo. Jogadores conhecidos? Romário...Bebeto...
Quem conseguir identificar todos os atletas das imagens apresentadas...





Sem comentários:

Enviar um comentário