sábado, 26 de junho de 2010

Mundial África do Sul


Agora que a nossa temporada desportiva terminou (ainda estamos a trabalhar mas já não há é competição). Temos visto o Mundial da África do Sul. Terminou hoje a primeira fase deste Mundial. Algumas surpresas apareceram. Principalmente pela negativa. A eliminação da Itália e da França, forma o ponto alto deste Mundial. Duas equipas campeãs mundiais, grande favoritas, pelo menos a passagem à segunda fase deste Campeonato do Mundo.

A França foi um caso exdruxulo e que me fez recordar o famoso "Caso Saltillo". Agora é ver os franceses engolirem o seu chauvinismo e andarem a criar os "Estados Gerais" do futebol francês.

A eliminação da Itália foi a prova comprovada de que não podemos estar a espera que as coisas caiam dos céus. Era isso que os italianos estavam a espera. Pensavam que não era preciso aplicarem-se a 100% nos jogos, que os resultados apareceriam por causa as suas camisolas azuis.

As surpresas deste Mundial, para mim, são a Eslováquia e o Japão. Eslováquia que se classificou no Grupo da Itália e o Japão que ficou a frente da "grande" Dinamarca (1º classificado no grupo de apuramento de Portugal) e da potência africana, Camarões.

Falando de equipas africanas, é curioso ver que só uma (Gana) está apurada para este Mundial realizado em terras africanas. Todos pensávamos que os africanos poderiam tirar vantagens deste Mundial na África do Sul e afinal...

Todos os outros apurados podemos considerar como normais. Anormais, foram as derrotas da Espanha contra a Suíça, o empate da Inglaterra com o EUA e a fabulosa vitória de Portugal contra os norte coreanos (tenho pena do que poderá acontecer aos atletas desta selecção, quando chegarem a Republica da Coreia).

Agora começa a fase do "mata-mata". Façam as vossas apostas para quem será o próximo campeão do Mundo.

1 comentário: