quarta-feira, 19 de maio de 2010

Video Motivacional de Pepe Guardiola

Este é o video que Pepe Guardiola, o treinador que em 2 anos de carreira conseguiu ganhar , praticamente todos os troféus que disputou (a excepção é a final da Liga dos Campeões deste ano, onde foi eliminado nas 1/2 finais pelo Inter de José Mourinho), utilizou para motivar os seus atletas. Como podem ver, o futebol é uma "máquina" que movimenta muita e muita gente. Quase todos os clubes profissionais e que têm ambições de conquistar títulos, têm pessoas especializadas na análise video dos jogadores (individual e colectivamente) e das equipas adversárias. Não são os treinadores que fazem este trabalho. O trabalho de analise pode ter, mas isso nem sempre acontece, acompanhamento por parte de um treinador. O exemplo mais flagrante destas pessoas, chama-se André Vilas-Boas. Para quem não sabe começou a trabalhar no FCP com 16 anos, depois de ter enviado alguns PowerPoint's para o Sir Bobby Robson, na altura treinador do clube e com José Mourinho como tradutor/adjunto. Com isto não quero dizer que Vilas-Boas não é capaz ou não percebe de futebol, antes pelo contrário. A sua prestação desta temporada na AAC, é a prova mais que evidente da sua capacidade como treinador. Pretendo apenas demonstrar que as equipas, ditas grandes, para além daqueles que vemos a trabalhar no campo, têm muita gente a trabalhar na estrutura e interessado nas vitórias da equipa.
Por isso diz-se que "as vitórias começam nos roupeiros e tratadores do campo". Não é exclusivo dos Treinadores e elementos mais próximos da Equipa. TODOS estão envolvidos no interesse de ganhar e prestigiar o clube.
Existem programas de analise virtual a todos os aspectos de jogo. Desde ao nº de passes errados, aos cantos marcados e sofridos e a posse de bola. O preço destes programas de computador, provavelmente, sustentariam o orçamento de equipas mais pequenas.
Voltando ao video. Nele aparecem todos os jogadores do Barça, dando claro, importância especial a alguns jogadores mais mediáticos, mas mostrando que todos são necessários para atingir o objectivo colectivo da equipa. E foi com este video que Guardiola motivou os seus jogadores para a ultima jornada da Liga de Espanha, e brindou o Valladolid com 4 golos sem resposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário