quinta-feira, 29 de abril de 2010

O que interessa?

Ontem, tivemos o privilegio de assistir a 2ª mão da 172 final da Liga dos Campeões entre o Barcelona e o Inter de Milão. Depois de ter ganho uma vantagem de 2 golos em Milão, o Inter deslocou-se a Cidade Condal, com a clara intenção de controlar, não o jogo, mas sim o resultado. Os 2 melhores treinadores do mundo (esta é a minha opinião) entraram em campo com as suas estratégias bem definidas. O Barcelona, de Pepe Guardiola, procurando com os seus melhores jogadores encurtar a desvantagem o mais rápido possível e começar a "Remuntada" pedida pelos adeptos culés. O Inter, de José Mourinho tentando adiar o mais possível o golo. Ao fim de 15' as estratégias pareceram ficar quebradas. Tiago Motta é expulso (penso que foi exagerado) e o Barça com mais um elemento em campo tinha agora 1h para ganhar a eliminatória.
Foi então que vimos coisas que são impensáveis no futebol. O avançado Samuel Eto'o jogou quase todo o jogo (a partir da expulsão) como lateral esquerdo e parecia ter ali jogado toda a vida; Sneijder jogou como mais um trinco e Millito era apenas um frasco de gasolina, pois apenas ameaçava chegar perto dos defesas do Barça. Durante este período de tempo vi um Barcelona completamente inoperante e ineficaz, onde com mais um elemento foi incapaz de abrir a defesa do Inter e efectuar cruzamentos. A 10' do fim do jogo e consequentemente da eliminatória o defesa Piqué aparece como ponta de lança. Apesar de ter Messi, Ibrahimovic, Xavi, Dani Alves, Maxwell, Pedro Rodriguez, entre outros, não conseguiu ultrapassar o "autocarro/comboio" do Inter. Só a 3' do fim é que o defesa-central/Ponta de lança, Piqué marca o golo (excelente a movimentação, melhor que muitos avançados de raíz). Mourinho escalonou e trabalhou esta equipa para, neste jogo, defender, defender e defender. A 15' do final, vi o Maicon colocar a bola na frente de ataque para isolar o ...defesa do Barça. O único remate (se é que se pode chamar assim) foi feito a 5' do fim do jogo, por Eto'o.
Agora o que interessa?

Ganhar ou jogar bem e perder?

Penso que isto ficou respondido ontem. O que realmente interessa são os pontos. Perder o Inter perdeu, mas GANHOU a passagem a final de Madrid. O grande José Mourinho, que sempre critica as equipas pequenas de jogar com o autocarro à frente da baliza, ontem colocou o seu "autocarro/comboio" para conseguir chegar a sua 2ª final da Liga dos Campeões. Era esta a principal exigência da societá do Inter.
O Inter não jogou e não deixou jogar, perdeu, mas conseguiu atingir os seus objectivos.
Agora com autocarro ou sem autocarro, o que é certo é que Mourinho mostrou mais uma vez ser um excelente treinador e que tem uma das principais qualidades de um treinador de futebol, motivar os seus atletas a fazerem e a sacrificarem-se em prol do treinador e consequentemente da equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário