terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A importância do treino

Para muitos treinar é um sacrifício. Para outros um prazer.
Deveria ser um sacrifício prazeroso.
Trocando em miúdos. O treino deve ser um sacrifício, porque vamos com a vontade de nos entregarmos totalmente nas mãos dos nossos treinadores, sabendo que eles vão exigir de nós o nosso limite, repetindo sempre que o nosso limite não existe. Nós podemos sempre melhorar de treino para treino, com o objectivo de que as nossas performances sejam melhores de semana para semana. Prazeroso, porque é uma coisa que nos vai permitir fazer aquilo que nós mais gostamos, jogar a bola.
Digo jogar a bola, porque algumas "mentes iluminadas" não se permitem aprender para poder exercer a boa prática do futebol. A diferença principal entre os atletas que estão a jogar nas divisões Distritais, para aqueles que estão disputando as provas Nacionais, é a mentalidade que têm para o treino.
Um bom treino, não implica ser de muito tempo. Um treino de 1h, pode ser suficiente para se estar em condições de praticar um bom Futebol no fim de semana. Se a intensidade e entrega dos jogadores for a melhor; se responderem aos estímulos dados pelos treinadores, no próximo treino, serão melhores jogadores que eram ontem. E assim sucessivamente. Se a minha disponibilidade para treinar, só for quando o treino envolve o jogo em si, nunca ou raras vezes estarei disponível para evoluir.
Estudos e os métodos de treino das grandes equipas do futebol mundial, provam e demonstram que no futebol moderno, realizam-se e efectuam-se praticamente todos os treinos nos chamados "jogos reduzidos". Se em campo reduzido consigo resolver todos os problemas criados pelo meu treinador e pelos meus colegas, quando o tamanho do campo aumentar, tudo se irá tornar mais fácil. Agora, se em campo "curto" não consigo, nem estou interessado em conseguir resolver os problemas, quando o campo "crescer" as minhas dificuldades vão ser enormes.
Pego em um exemplo. O nome Cristiano Ronaldo, diz alguma coisa?
Foi eleito em 2009 como melhor jogador do Mundo pela revista L'Equipe e foi eleito como FIFA WORLD PLAYER 2009. Jogava no Man Utd, hoje está no Real Madrid com a transferência mais cara do futebol Mundial (94 milhões de euros). Apesar de tudo e de todos os erros que possa cometer, não vive a sombra das coisas que já conquistou. Por isso, é o primeiro a chegar ao treino, não tem sinais de "vedeta" durante os treinos e é o ultimo a sair do treino. Isto é tudo uma questão de mentalidade e de vontade. Jogadores com esta mentalidade juntando a qualidade intrínseca que têm e aos conhecimentos adquiridos fazem deles jogadores de nível acima da média.
Assim, se querem ser jogadores acima da média, a primeira coisa que deve fazer é aplicarem-se nos treinos para aprenderem e evoluírem. Este é o primeiro grande passo para se ser alguém no Futebol.

Sem comentários:

Enviar um comentário